SOBRE O CURSO


Alinhado às Diretrizes Curriculares Nacionais e à missão da UFOPA, o curso de Bacharelado em Ciências Econômicas tem como objetivo principal formar Bacharéis em Ciências Econômicas, orientados por uma concepção humanística, ética e técnico-científica, habilitando-o à interpretação crítica e a uma compreensão histórica das transformações políticas, econômicas e sociais no âmbito da Amazônia, do Brasil e do Mundo.
Para atender esse objetivo principal faz-se necessário o estabelecimento de objetivos específicos, como segue abaixo:
  • Proporcionar aos discentes os conhecimentos fundamentais das Ciências Econômicas no âmbito teórico e prático;
  • Oferecer um instrumental teórico e técnico que estimule um pensar criativo para a compreensão de mudanças no seu campo de conhecimento e em áreas transdisciplinares;
  • Fornecer instrumentais analíticos e críticos que permitam compreender o sistema econômico como inerente e interdependente dos contextos históricos, sociais e políticos da Amazônia, do Brasil e do Mundo.
Por entender que a pesquisa e a extensão formam juntamente com o ensino o tripé fundamental de uma Universidade, e por conseguinte são componentes importantes no processo de ensino-aprendizagem, o Curso de Bacharelado em Ciências Econômicas da UFOPA, buscará, através de projetos de pesquisa e extensão, integrar os acadêmicos de modo que os conhecimentos teóricos de sala de aula sejam colocados em prática com fins de produção de conhecimento científico ou mesmo com fins de atender as demandas específicas da comunidade.
Para isso, contará com uma política de pesquisa e outra de extensão que privilegiará projetos que, além de atender a formação complementar do profissional de Economia, estejam de acordo com os objetivos da UFOPA e do Instituto de Ciências da Sociedade.
Por entender que a pesquisa é componente importante no processo ensino-aprendizagem, o Curso de Bacharelado em Ciências Econômicas da UFOPA terá um programa de pesquisa científica visando à construção do conhecimento científico na região, buscando a integração dos docentes e discentes em programas de iniciação científica, além de parcerias com outros cursos e outras instituições, dado o enfoque interdisciplinar em que o curso está inserido. Além disso, buscar-se-á privilegiar as pesquisas científicas que gerem resultados práticos e objetivos em contribuição ao desenvolvimento da região Oeste do Pará.
As linhas de pesquisa do Curso de Bacharelado em Ciências Econômicas estarão em consonância com missão da UFOPA e do Instituto de Ciências da Sociedade, com destaque para os seguintes temas, além de outros que possam surgir dentro do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências da Sociedade:
  • Economia do Meio Ambiente
  • Economia Ecológica
  • Desenvolvimento Regional
  • Economia Rural
Como parte do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão que forma a Universidade, a extensão também fará parte da formação dos acadêmicos de Ciências Econômicas da UFOPA, em consonância com os objetivos do curso e abrangendo os seguintes enfoques:
  • Realização de eventos culturais, técnicos e científicos, conferindo um destaque para os seminários com enfoque em temas que envolvem a economia da região e outros temas transversais à economia, além de temas que encontram-se em discussão e formam a fronteira do conhecimento.
  • Cursos de extensão universitária com os quais se pretende suprir a demanda existente não apenas perante o acadêmico como as atividades complementares, como também diante de profissionais identificados com as suas diferentes carreiras.
Tais cursos de extensão visam também a atender necessidades específicas da formação do Bacharel em Ciências Econômicas, que acabam ficando fora da estrutura curricular do curso.
Assessorias e consultorias, possíveis de serem identificadas através da referência laboratorial dos cursos, dentro de uma visão multidisciplinar, que atendam, sobretudo, a comunidade externa.
Nesse sentido, o curso terá um Observatório de Economia da Amazônia, no qual os alunos poderão colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, sob a orientação de um professor, através de assessorias e consultorias às micro e pequenas empresas e às cooperativas, contribuindo, assim, com a prestação de serviços à comunidade.
Perfil do egresso
O estudo da Ciência Econômica na UFOPA deve possibilitar a formação de bacharéis habilitados a entender as questões científicas, sociais, políticas e técnicas referentes à Ciência Econômica, consideradas fundamentais para compreender, discutir e gerir situações político-econômicas sociais relacionadas ao conjunto das funções econômicas e de um cientista social.
O curso, neste contexto, deverá formar profissionais que aliem conhecimento técnico e operacional a uma consciência crítica em relação ao meio em que atuam. O que direciona o perfil do profissional do bacharel em Economia é o compromisso com a sociedade, levando em consideração sua complexidade e heterogeneidade desde seu contexto local até o global.
Os economistas estão entre os profissionais da área das Ciências Sociais que recebem a formação mais completa. Precisam dominar a Matemática, ter conhecimentos aprofundados de Ciência Política, Sociologia, História e estar totalmente informados sobre os acontecimentos políticos e econômicos de seu país e do mundo.
O mercado financeiro e de capitais, grandes indústrias, empresas de consultoria e institutos de pesquisa são hoje os grandes polos de atração de profissionais.
Novos territórios se abrem para os profissionais da área, como a economia ambiental, em que bens como florestas e recursos hídricos são considerados commodities, ou seja, produtos negociáveis em bolsas de mercadorias – com a preocupação, é claro, de uma exploração racional dos recursos. Esse é um mercado fantástico na região Amazônica, por causa da riqueza da nossa biodiversidade.
Dessa forma, o Curso de Bacharelado em Ciências Econômicas deverá proporcionar uma sólida formação geral aos economistas, compreendendo os seguintes aspectos centrais:
  • Uma base cultural ampla, que possibilite o entendimento das questões econômicas no seu contexto histórico-social, estimulando uma abordagem interdisciplinar das especificidades amazônicas e suas relações com a economia global;
  • Garanta a capacidade analítica, visão crítica e competência para adquirir novos conhecimentos;
  • Proporcione a capacidade de diálogo e interação com profissionais de outras áreas, preparando esse profissional para participação em equipes interdisciplinares, com pleno domínio de sua disciplinaridade;
  • Habilite a uma efetiva comunicação e expressão oral e escrita;
  • Capacidade de tomada de decisões e de resolução de problemas numa realidade diversificada e em constante transformação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acadêmicos da CE2015 da UFOPA vencem III Gincana Estadual de Economia

Grupo de Estudo para a disciplina Introdução à Estatística